terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Escolas são chatas

   Escolas são chatas.

   Não todas, não o tempo todo, talvez não para todo mundo. Mas a verdade, basta perguntar para praticamente qualquer criança, é que, no geral, são mesmo chatas.

   Não apenas no Brasil. Não quero me deter nos problemas de nosso país - já tem bastante gente fazendo isto - mas pensar em oportunidades.

   Na Alfamídia, durante 14 anos, ministramos cursos exclusivamente para maiores de 16 anos. Buscamos criar cursos que efetivamente preparassem o profissional para o mercado, ministrados por profissionais que haviam tido sucesso fazendo exatamente aquilo que estavam ensinando. Quem melhor que um Designer para ensinar Photoshop, ou um Programador para ensinar Java?

   Sou suspeito para falar, mas acredito realmente que nossas aulas não são chatas. Se fossem, não teríamos alunos.

   E então, começamos a pensar naquele público de menos de 16 anos... É cedo para pensar em um curso de formação profissional para eles, não é hora deles decidirem se querem ser Médicos, Advogados, Designers, Programadores, Artistas, etc. Mas não é cedo para trabalhar com eles toda uma série de habilidades que precisarão no futuro.

   Mas, se formos oferecer cursos para este público, quais seriam estes cursos? Vamos ensinar Windows e Introdução a Informática para crianças que usam dispositivos móveis e redes sociais? Excel, com a promessa que um dia vai ser muito importante quando forem buscar um emprego? Na minha cabeça, me vem a mente minha filha de 10 anos ouvindo isto e respondendo: "chaaaato".

   Por que, quando pensamos em crianças, tudo tem que ser tão mastigado, simplificado, purificado, higienizado? Por que os livros que elas leem tem que ser chatos? As aulas, com base em metodologias de meio século atrás?

   Então, resolvemos lançar nossos cursos "Alfamídia Jovem" no mercado. A primeira turma foi lançada em janeiro de 2014, e agora turmas abertas para as tarde, durante este primeiro semestre letivo, no turno inverso à maioria das aulas dos colégios.

   E que cursos são estes? Acredito que os nomes já mostram o quanto estamos construindo um formato diferente de ensino:

Modelagem 3D
Criando Jogos com GameMaker
Guerra de Robôs - Introdução a Java
Planejando uma Festa com Word, Excel e Powerpoint
Desenhando com Photoshop e Illustrator

   E estes cursos são chatos? Uma turma inteira que ficou todas as tardes de janeiro durante três semanas tendo aula, sem ser drogada com ritalina nem ser obrigada pelos pais, pode responder a isto melhor do que eu, em um vídeo que fizemos no último dia de aula: http://www.youtube.com/watch?v=Mla67SSSfmM

  Rodrigo de Losina Silva
  Diretor Presidente da Alfamídia
  www.alfamidia.com.br

2 comentários:

  1. Ola Rodrigo
    Sou professora, pedagoga e sempre trabalhei utilizando as tecnologias em sala de aula ou em laboratorios de Informatica nas escolas. Mas todas as aulas sempre foram por meio de Projetos com um desafio a ser vencido pelo aluno. Portanto minhas aulas nunca foram chamadas de chatas pelos alunos!


    ResponderExcluir
  2. Creio que o segredo é este que colocaste, Professora Marcia: desafios a serem vencidos pelo aluno.

    Quando fazemos aquilo que gostamos, geralmente algo desafiador e não monótono, estamos nos divertindo e aprendemos sem perceber. A tecnologia simplesmente nos dá mais instrumentos para criar estes desafios.

    O grande absurdo é quando tornamos o próprio ensino de tecnologia monótono e desinteressante. Quando alunos que aprendem sozinhos a usar o computador, as redes sociais, acham chata uma aula de informática, algo está muito errado.

    Parabéns pelo teu trabalho. Infelizmente, parece-me ser uma exceção na sala de aula da maioria das escolas.

    Um abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir